ANTIGA OLARIA “XAI-XAI” DE ADÉLIO C. FERREIRA


Mestre Adélio Carvalho Ferreira



   

A Atriumemoria foi hoje, 23 de Junho, visitar a antiga olaria “Xai-Xai” do já desaparecido artista Adélio Carvalho Ferreira (1927-2007).

Ao longo de trinta e dois anos este artesão do barro trabalhou na oficina, que a muito custo, construiu em Fafe na tentativa de refazer uma vida “desapossada” com a descolonização portuguesa em África.

Adélio Ferreira é natural de Barcelos onde nasceu em 21 de Fevereiro de 1927. Criado em família de oleiros, com apenas 14 anos de idade partiu para Moçambique onde desenvolveu a sua técnica e apurou os seus dotes artísticos. Em 1975 regressou a Portugal fixando-se em Fafe. O casal Irene Ismael e Adélio teve duas filhas gémeas, Irene e Adélia que souberam conservar a memória dos pais que tanto lutaram por uma olaria, única fonte de riqueza da família.

Aspecto do interior da oficina


A ampla oficina onde tantos jovens e adultos aprenderam um pouco da arte do Mestre Adélio, exímio artífice do barro, parece ter parado no tempo, “hibernou”, à espera de uma “lufada de ar fresco” que a torne novamente activa e possa salvaguardar condignamente a memória deste artista fafense por adopção.

Fieira para amolecimento da argila


Antiga roda de oleiro

Antigas máquinas, fornos, muflas, rodas de oleiro e milhares de peças e moldes aguardam o seu destino. Irene Ferreira, com a ajuda da irmã Adélia quer revitalizar a oficina, continuar os passos dos seus progenitores, transmitindo, sobretudo às crianças, as técnicas da arte da olaria. Diz-se preparada e com uma vontade irredutível de levar por diante este empreendimento que não é fácil mas considera ser importante para não deixar morrer aquele Património Cultural, uma memória familiar que Irene quer ver revigorada.


Irene e Adélia Ferreira








Arte do Mestre Adélio


Antiga mufla construída por Adélio Ferreira ainda com peças prontas a cozer


Aspecto exterior da Olaria "Xai-Xai"

Sem comentários:

Enviar um comentário