CAPELA DE SANTO ANDRÉ ESTÁ A SER RESTAURADA



A bonita capela de Santo André situada no lugar de Sangidos em Golães, que há muito ameaçava ruína, está a ser recuperada, por iniciativa do Município de Fafe, que, em tempos, adquiriu aquele templo particular e terreno anexo.
A empreitada foi entregue a José Cândido Martins Armada & Filhos Lda. de Ponte de Lima.





Os trabalhos iniciaram há poucos dias e decorrem a bom ritmo, como pudemos constatar no passado dia 8 de fevereiro.
A capela foi construída no século XVII, supostamente no local onde, na idade média, existiu uma gafaria (hospital para leprosos) que erradamente é confundida por muitos com o edifício rural nas proximidades do templo.

Naquele lugar mágico foi também edificada uma ponte que remonta ao século XIII e que alegadamente será também alvo de intervenção.

Lembramos que em julho de 2010 a então associação Atrium realizou uma ação de limpeza naquele monumento histórico que há cerca de 750 anos garante a ligação das margens do Rio Vizela integrada na mais antiga via de ligação entre Fafe e Guimarães.

As intervenções agora iniciadas naquele local visam a “criação de um parque de lazer com praia fluvial” é a convicção do Presidente de Junta de Golães, Filipe Silva.

PONTE PEDESTRE DO ROMEU




Já que o Município “meteu a mão na massa”, lembramos que algumas centenas de metros para jusante existe uma antiga ponte pedestre a pedir consolidação e restauro; trata-se da ponte do Romeu, igualmente imbuída de história. 

Sem comentários:

Enviar um comentário