MUSEU DO MOINHO E DO POVO DE ABOIM FOI INAUGURADO










O MUSEU

Instalado num espaço muito agradável, com cerca de 60 m2, O Museu do Moinho e do Povo de Aboim é um centro interpretativo da freguesia, onde a informação está exposta de forma simples com um grafismo bem atractivo. Um sistema multimédia permite também apresentar imagens e outra informação, sobretudo relacionadas com a recuperação do moinho de vento de Aboim.
A reprodução de um mapa da região datado do séc. XVIII, uma engenhosa maqueta do moinho eólico, textos didácticos profusamente ilustrados com boas fotografias, o arado e a salgadeira, referências à fauna e flora local e um conjunto de retratos de naturais de Aboim emigrados no Brasil há 100 anos, compõem este núcleo museológico que importa visitar e acarinhar.
Este pequeno museu tem já disponível algum material divulgativo; desdobráveis, T shirt e outros.


A aldeia de Aboim emergente da maior mancha de carvalhal da Europa, com faustosa paisagem e gente acolhedora, “Capital Municipal do pedestrianismo”, ganha agora um novo atractivo de visita. O ressuscitado moinho de vento e um pequeno museu que retrata parte da história de uma aldeia de montanha, que já teve melhores dias, mas que agora quer afirmar-se da forma mais nobre possível, pela conservação e revitalização e divulgaçãoda memória cultural.

2 comentários:

  1. Pergunto pelos horários de funcionamento do museu e do moinho. Podem-se visitar a qualquer altura?

    ResponderEliminar
  2. Fantástico... meu pai é um dos imigrantes portugueses, de Aboim, aqui no Brasil. Hoje um vitorioso contabilista e administrador de empresas que aqui no Brasil orgulha os nascidos nessa bucólica aldeia que hoje vamos todos anos e temos familiares amados e queridos. Registramos Aboim também em nosso Blog. Parabéns!!! Alexandre Herculano Ribeiro (http://www.pelomelhordavida.blogspot.com)

    ResponderEliminar