O MEGALITISMO DO MONTE DE S. JORGE (1)


Na passada sexta-feira 5 de Novembro uma equipa da ATRIUM iniciou o reconhecimento da plataforma superior do Monte de S. Jorge, uma pequena elevação que se desenvolve de nordeste para sudoeste, desde o Alto de Freiras ao extremo norte da freguesia de Armil.

Desde o século passado que este Monte é referido como um local de antigas ocupações, nomeadamente durante a Pré-história. Vários foram os autores que referiram vestígios arqueológicos no local; uns fruto de imaginação, outros que não passam de curiosidades geológicas – caprichos da erosão dos agentes naturais - e ainda alguns que até ao momento ninguém provou a sua existência.

Não temos dúvidas que aquele local foi ocupado durante a nossa Pré-História. Prova insofismável disso mesmo foi a identificação de uma dezena de túmulos (mamoas), durante os trabalhos de actualização da incidência arqueológica no PDM de Fafe realizados em 2003 por técnicos da Universidade do Minho.

O presente reconhecimento faz-se agora pelo facto do Monte de S. Jorge ter ardido no último verão e consequentemente haver uma melhor visão da superfície do terreno.
Como resultado deste trabalho de prospecção conseguimos reconhecer um dos monumentos megalíticos avistados em 2003.

Trata-se de um túmulo com 10 metros de diâmetro e uma altura máxima de cerca de 1,5 metros. Esta mamoa localiza-se a cerca de 800 metros para sudeste do lugar de Carreira pertencente à freguesia de Cepães. A sua planta é circular e são visíveis bastantes elementos da carapaça pétrea granítica que reveste o monumento. Na zona central é perceptível uma ligeira cratera de violação onde se observa parte de um esteio, aparentemente da câmara tumular.
A estrutura encontra-se junto a um muro divisório em pedra vã e a muito curta distância para sudeste existe um caminho com piso de terra que por pouco não cortava o monumento.
A Atrium vai continuar as prospectar a extensa plataforma visando a identificação de outros vestígios arqueológicos, nomeadamente das restantes mamoas registadas em 2003.


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