O LAGAR HIDRÁULICO DE AZEITE DE RECOVELAS - RIBEIROS


A descoberta de Património continua: Património Arqueológico, Histórico, Rural, Religioso,
Natural… tudo se resume na identificação de vestígios materiais de um passado mais ou menos longínquo, revelador do povoamento humano deste torrão que chegou até nós com a designação Fafe.


Desta vez fomos até à simpática freguesia de Ribeiros (Santa Maria). Partimos da extinta escola de Recovelas, sem antes observar aquela arquitectura estandardizada do Estado Novo. Muito perto deste edifício existem as ruínas de um “engenho e azeite”, como é popularmente conhecido. Trata-se de uma construção ampla com paredes construídas em granito de aparelho incerto, mas nem por isso menos robustas. Um lagar de azeite hidráulico que já perdeu a cobertura, expondo-se a uma visão quase vertical do seu interior.



O panorama é degradante, as madeiras, as caldeiras e outros equipamentos que outrora fizeram parte deste engenho, foram vendidos pelo actual proprietário, ao que parece, a um desses “coleccionadores de velharias, lá para os lados de Pardelhas”, afirmou uma senhora que passando pelo local, disse-nos que na sua juventude (há cerca de 40 anos) também ali trabalhou na transformação do fruto da oliverira.
“O engenho pertencia à Quinta de Berrance” referiu a gentil senhora.
Em cerca de quatro décadas, aquela pérola do Património Rural de Ribeiros, transformou-se numa ruína onde, apesar de tudo, ainda existe o pio e uma mó onde a azeitona era esmagada, duas certãs com os respectivos potes, dois pesos, uma lareira onde era aquecida a água para as “caldeiras” e pouco mais.
Ficou a pedra… o resto foi arrancado do lugar em troca de dinheiro para “vaidade” de algum "abastado".


O Lagar Hidráulico de Recovelas, que outrora foi importante fonte de riqueza, é hoje um “fantasma” cuja recuperação seria muito dispendiosa e muito complexa. Mais uma vez o Homem não soube conservar a memória colectiva.
Fafe já assistiu a pelo menos uma exemplar recuperação de Património Rural: o Moinho Eólico de Aboim, um destroço magnificamente restaurado que é hoje motivo de orgulho da população e atracão turística para milhares de forasteiros que em cada ano visitam aquela freguesia.
Ribeiros tem ainda outro lagar hidráulico, na Quinta das Uveiras no lugar do Picoto.
Outro dia vamos aqui divulga-lo.



VÍDEO



LOCALIZAÇÃO


Ver LAGAR DE RECOVELAS RIBEIROS num mapa maior

Sem comentários:

Enviar um comentário