CAPELA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE



A Capela de Nossa Senhora de Guadalupe localizada no Lugar do Terreiro, freguesia de Cepães, corresponde a um dos mais antigos monumentos religiosos conhecidos no concelho de Fafe.

Trata-se de um belo exemplar da arquitectura seiscentista, alpendrada, corpo longitudinal de uma só nave rectangular e fachada rematada em sineira; incorpora sacristia à esquerda do portal de verga recta ostentando a seguinte inscrição: “RDA NO ANNO 1698”, gravada no lintel.

Desconhece-se o ano preciso da fundação deste templo. Acreditamos que tenha acontecido em inícios do século XVII; a data do portal é referente à primeira reforma da Capela, (a face interior foi gravada outra data, 1697)

Segundo Maria Miquelina Summavielle, que em 1993 publicou “As Capelas do Concelho de Fafe”, o monumento teria visto o seu alpendre aumentado em 1897; Já no século XX, em 1959 verificou-se nova reforma da Capela com a construção do corpo lateral sobrepujado pela torre sineira.

Em 1726 Francisco Craesbeeck refere que a Capela de Nossa Senhora de Guadalupe é do povo e filial da Igreja da freguesia, de invocação de São Mamede, vigairaria do Mosteiro de Pombeiro.


A fachada apresenta dois corpos: o do alçado frontal da nave com pilastras nos cunhais encimado por pequena sineira assente em cornija e o da sacristia, com portal em arco de volta perfeita, com cornija rematada por sineira de maior dimensão, arco pleno ladeado de aletas.

O alpendre é sustentado por dois pilares quadrangulares e colunas toscanas, corrido por bancos de granito e cerrado por murete interrompido a Norte para dar lugar ao portão gradeado em ferro e escadaria de acesso com sete degraus; encostado à fachada principal existe um magnífico púlpito de base quadrangular, sobre míssula e balaustrada em granito com faces emolduradas com almofada centrada por ornato floral; o pavimento é constituído por lajes de granito.

No interior o Altar-mor assenta em degrau de pedra com retábulo de talha policroma que acolhe a imagem da padroeira Nossa Senhora de Gudalupe, ladeada por duas míssulas com as imagens de S. Mamede e S. João Baptista; pequenas imagens da Senhora do Rosário e Menino Jesus ladeiam a Imagem Central.

A capela sofreu diversas reformas que alteraram a estrutura original, apesar destas transformações o templo mantém a sua traça do século XVII e as obras de consolidação e restauro garantem a sua boa conservação.

Temos em Cepães uma pérola do escasso Património religioso seiscentista conhecido neste concelho de Fafe que merece ser visitado e apreciado.





Sem comentários:

Enviar um comentário