CALÇADA E PONTE DO SABUGAL AGUARDAM RECUPERAÇÃO


Troço da calçada do Sabugal


Caminho antigo que liga os lugares do Sabugal da freguesia de Fafe e Ribeira na Freguesia de Antime.

Trata-se de um estreito percurso empedrado e murado, em alguns locais, que sai do lugar de Sabugal a Poente da desactivada “Fábrica do Ferro”. A velha calçada segue em sentido descendente até ao Rio Ferro onde existe um pontão ameaçado. Era aqui que se fazia a travessia do rio, ligando as freguesias de Fafe e Antime.

O pontão com cerca de 12 metros de comprimento, 2,5m de largura e aproximadamente 1,5m de altura, foi construído com blocos de granito da região, toscamente afeiçoados. O tabuleiro é plano e constituído por compridas e estreitas lajes que assentam em cinco pilares de vários blocos sobrepostos, apresentando superfície lisa para jusante e em cunha para montante de forma a cortar o caudal. Esta construção, contrariamente ao que foi já divulgado, não é de época medieval. Em meados do século XVIII, este pontão ainda não existia.

Pontão do Sabugal visto de montante


Pontão do Sabugal visto de jusante



A característica construtiva desta passagem fluvial leva-nos a acreditar que a sua época de construção possa ser recuada, quando muito, aos meados do século XIX.

A ligação medieval entre as margens do Rio Ferro, nesta zona, fazia-se pela ponte do Lombo, esta sim com data muito anterior.

O pontão do Sabugal parece ter sido construído com o propósito de facilitar o acesso, primeiramente aos “Moinhos do Ferro”, núcleo moageiro inicialmente designado por Companhia Industrial de Fafe e depois, a partir de 1887, permitiria a transposição do rio aos numerosos operários que diariamente se deslocavam das freguesias de Armil e Antime para a importante Companhia de Fiação e Tecidos de Fafe (Fábrica do Ferro).




Outro troço da calçada do Sabugal



A calçada e o pontão do Sabugal encerram uma história com mais de um século que importa conservar e valorizar.

A calçada ainda se encontra em razoável estado de conservação, enquanto o pontão carece de uma intervenção urgente de consolidação e restauro.

A Junta de Freguesia de Fafe tem intenção de recuperar este velho percurso recheado de memórias.

A ATRIUMEMORIA e certamente muitos homens e mulheres que por ali passaram para ganhar a vida gostariam de ver o caminho e o pontão recuperados, transformando-o num percurso pedonal retomando a ligação dos lugares de Sabugal e Ribeira, respectivamente na margem direita e esquerda do Rio Ferro.



As fotos incluídas neste apontamento foram recolhidas pela equipa da Atriumemoria em reconhecimento efectuado no sábado 5 de Novembro de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário