INTERVENÇÃO NA PONTE MEDIEVAL DE SANGIDOS/BOUÇAS UM ATENTADO AO PATRIMÓNIO



A ponte de Sangidos, também conhecida por ponte de Bouças, sobre o Rio Vizela, é um dos poucos exemplares de Património Medieval do concelho de Fafe.
Documentos de 1258 referem a existência de uma via que ligava “Vimarares” (Guimarães) e “Sancta Ovaya Antiqua” (Fafe). Durante mais de seis séculos esta foi a principal ligação entre as urbes.
A ponte de Sangidos/Bouças, referenciada em documentos coevos de 1292 é um belo exemplar da arquitetura ROMÂNICA, localizada em um lugar de grande simbolismo, carregado e História. Lembre-se a existência, no local, de uma leprosaria que funcionou no século XIII e XIV.




Em 2010 a Associação ATRIUM, agora designada ATRIUMEMORIA, realizou uma ação de limpeza no monumento, libertando-o da forte vegetação que o ameaçava.
No inÍcio deste ano, o Município de Fafe iniciou trabalhos de restauro no local, com o objetivo de conservar a velha capela e Santo André e a ponte de origem ROMÂNICA (séc. XIII).



A ATRIUMEMORIA tem acompanhado a intervenção ali realizada e testemunhado a “revolta” de muitos munícipes que não escondem o seu desagrado pela forma como a velha ponte está a ser “restaurada”, nomeadamente no que se refere às suas guardas, de altura muito reduzida, longe do desenho original, utilizando pedra inadequada e outras imperfeições que interferem negativamente na estética da ponte… “uma aberração”, dizem alguns moradores que ainda se recordam de ver o monumento perto da sua traça original, “muito mais bela e segura”, afirmam. Dizem que “muitas das pedras que faziam parte das guardas antigas estão no leito do rio e poderiam ser recuperadas”.exclamam, com alguma tristeza, que “esta intervenção foi mal executada e só agradará ao responsável pelo projeto”.




A Associação Cultural ATRIUMEMORIA considera que a intervenção na ponte de Sangidos/Bouças não seguiu as normas internacionais no que diz respeito a restauros em monumentos e, alegadamente, não teve acompanhamento técnico especializado.
A estrutura da ponte foi “remendada” sem critério abalizado e as guardas são de facto uma “aberração” que desfigurou a estética de um dos mais importantes testemunhos da rede viária medieval em todo o concelho de Fafe.
A ATRIUMEMORIA junta-se ao protesto da população, sensível ao seu Património Histórico e repudia veementemente a intervenção realizada na ponte medieval de Sangidos/Bouças.


A reversibilidade da obra ali realizada incute-nos a esperança de ver, num futuro próximo, aquele monumento restaurado condignamente, segundo regras estabelecidas internacionalmente, à semelhança de outras intervenções bem-sucedidas em outros monumentos similares, na região.  





3 comentários:

  1. Com tanta pedra velha foram fazer uma vergonha destas.

    ResponderEliminar
  2. Pintar as guardas de branco? De quem foi a responsabilidade da intervenção? Não é só um atentado ao património, é também a expressão do mau gosto.

    ResponderEliminar
  3. António Daniel: Parece de facto pintado...mas não é... na verdade é um granito cortado recentemente, cuja origem não é da região e nas fotos parece realmente branco... a diferença vista ao vivo é pouco diferente.

    ResponderEliminar