VAMOS DAR UM FUTURO AO NOSSO PASSADO

O Município de Fafe é particularmente fértil em vestígios que testemunham vivências ancestrais e representam elevado valor Cientifico e Patrimonial.
Pelas 36 freguesias que constituem este Concelho, encontramos restos materiais representativos da passagem e fixação humana, desde há pelo menos 6.000 anos.
Um número significativo de monumentos funerários pré-históricos (mamoas), cerca de uma dezena de povoados de origem proto-histórica, villae romanas, necrópoles, pontes e templos medievais; O Património rural, com destaque para os moinhos, os espigueiros e os alpendres, o Património religioso, com as igrejas, capelas, cruzeiros e alminhas; O Património construído onde sobressaem as casas brasonadas, os solares , as construções de influência Brasileira e tantas outras edificações com valor histórico.
No âmbito das velhas tradições, dos usos e costumes, do imaginário popular, há também muito Património a recuperar.
Temos ainda o Património industrial, onde se destacam antigas unidades fabris e engenhos abandonados pelo "progresso".
Fafe não é um Município com um Património Histórico e Arqueológico monumental, contudo existem por cá inúmeros exemplos de sítios e monumentos que poderão vir a ter um considerável interesse turístico.
A recuperação, revitalização e divulgação de muito Património esquecido, poderá dar a Fafe, num futuro mais ou menos próximo, a possibilidade de emancipação cultural, também na vertente dos seus valores Histórico-Arqueológicos. Para atingir este objectivo é necessário existir uma estrutura técnica especializada e multi disciplinar e a imprescindível vontade politica dos que traçam os destinos desta terra de Montelongo.
Veja-se o exemplo do "fenómeno" de Aboim, uma pequena freguesia acantonada na serrania, que tem apostado no verdadeiro desenvolvimento sustentável, onde o Património natural e cultural assumem o principal atractivo da freguesia, que, gradualmente, vai conquistando o seu espaço na oferta turística.
A ATRIUM, enquanto Associação responsável na defesa do nosso Património Histórico e Arqueológico, irá desenvolver esforços no sentido de colocar Fafe no mapa dos roteiros culturais no Norte de Portugal. Para tal é fundamental, alterar mentalidades, sensibilizando, instruindo e responsabilizando todos os sectores da população.
Contamos consigo, para dar um novo futuro ao nosso passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário