PORTUGAL E BRASIL DOIS PAÍSES IRMÃOS DEPUTADA INÊS PANDELÓ RECORDOU LUTAS CONTRA A DITADURA


 
Deputada Estadual do Rio de Janeiro Inês Pandeló

 Na noite da pretérita quarta-feira, 23 de Janeiro o auditório da Biblioteca Municipal de Fafe acolheu o evento cultural: “Portugal e Brasil dois países irmãos”, uma iniciativa da associação Atriumemoria em parceria com o Atelier J.J. Silva e apoio do Município e Junta de Freguesia de Fafe.

O público


Cerca de meia centena de pessoas ocuparam uma plateia que assistiu a um serão que iniciou com a apresentação do vídeo “Fafe, marcas dos brasileiros de torna viagem”, seguindo-se palavras de agradecimento pelo Vereador da Cultura, Pompeu Miguel Martins. Carlos Afonso, Presidente da Assembleia Geral da Atriumemoria, moderou a sessão que teve momentos de poesia por Augusto Lemos e António Leitão, com acompanhamento musical de J.J. Silva, César Silva e José Marques. Os irmãos Duarte e Diana Baptista interpretaram várias canções portuguesas e brasileiras deliciando o público presente que ouviu o depoimento da anfitriã da noite, a Deputada Federal do Rio de Janeiro, Inês Pandeló que recordou tempos passados da luta contra a ditadura fazendo a resenha do percurso do Brasil para a democracia. Lembre-se que Inês Pandeló, aproveitando a sua deslocação ao nosso país, fez questão de visitar o seu velho amigo, fafense, companheiro de luta no ceio da comunidade católica, J.J. Silva que durante vinte cinco anos trabalhou no Brasil, sofrendo as consequências do regime opressor da época.

Um evento cultural agradável e diversificado que culminou com os “velhos amigos de luta” a cantarem, recordando um tema de intervenção e entrega de lembranças à convidada da noite que leva para o Brasil um pouco da cultura fafense e a saudade de uma terra que “soube receber”; “não poderia partir sem passar uma noite como esta”, afirmou Inês Pandeló que lançou o repto ao Município de Fafe, em ano comemorativo das relações Brasil e Portugal, de um futuro intercâmbio cultural entre Fafe e Barra Mansa no interior do Rio de Janeiro.
 
 
Carlos Afonso moderou a sessão
 

 
Vereador da Cultura Pompeu Martins representou o Múnicípio
e ofereceu lembranças

 
 
 
Os irmãos Duarte e Diana Baptista
 
 
 
 
 
 
 
 António Leitão
 
 
 
Augusto Lemos
 
 
César Silva e José Marques
 
 
 
 
Dois velhos amigos de luta Maria Inês e José Silva
 
 
 
 
 
 
 
ENTREGA DE LEMBRANÇAS DA JUNTA DE FREGUESIA DE FAFE E DO ATELIER
J.J. SILVA / ATRIUMEMORIA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

1 comentário:

  1. Gostei muito de estar aí e ver como a associação preserva a cultura local e está sempre aberta a compartilhar com o Brasil.
    Obrigada a todos pelo carinho

    ResponderEliminar