O LAGAR DE AZEITE DE LEIS - RIBEIROS


Divulgamos aqui outro lagar de azeite localizado no lugar do Picoto, freguesia de Ribeiros.
Este exemplar do nosso Património Industrial Rural, designado por Lagar de Leis, encontra-se, à semelhança do existente em Recovelas, em mau estado de conservação. Parte da cobertura ruiu e o que resta dos equipamentos no interior, está também ameaçado, sobretudo as madeiras já em putrefacção.

Estruturalmente esta antiga “fábrica” de azeite é semelhante à de Recovelas. Estamos igualmente na presença e um amplo edifício de boa construção, onde alguns materiais foram “roubados”. Apesar de tudo este lagar conserva uma parte significativa dos equipamentos: O pio é de ferro e tem no seu interior as duas mós que maceravam a azeitona com a força motriz da água; conserva uma fornalha entre duas sertãs com os seus respectivos potes. Este engenho tem ainda dois feixes de prensagem, apresentando um deles a data gravada de 1924. Altura em que teria sido substituído o feixe mais antigo; os pesos, grandes blocos graníticos onde encaixavam os fusos, troncos em madeira roscados. Num dos ângulos das instalações existe um pequeno “tanque” que pode ter servido para depositar o “bagulho” ou bagaço, resíduos da azeitona após a prensagem.



No ângulo oposto, perto da moagem, encontramos uma latrina.
O que resta da cobertura deste antigo lagar de azeite que remonta talvez à segunda metade do séc. XIX vai desmoronar brevemente e irá danificar e cobrir os restos materiais que chegaram aos nossos dias. Mais uma memória colectiva que irá perder-se completamente.


Fica o registo possível desta Associação de parcos meios materiais que continuará a dar o seu modesto contributo para a defesa, conservação, valorização e divulgação do Património Histórico e Arqueológico local.



VÍDEO



LOCALIZAÇÃO


Ver LAGAR DE AZEITE DE LEIS RIBEIROS num mapa maior


Sem comentários:

Enviar um comentário