ESPAÇO MEMÓRIA FICOU MAIS RICO



O Espaço Memória acaba de receber mais uma doação de espólio. a Empresa Domingos Paulino & Machado Lda. acaba de doar à nossa associação uma máquina mecanográfica que foi muito utilizada no registo contabilistico de muitas empresas nas décadas de 60 e 70 do século passado.
Trata-se de uma máquina "ASCOTA" que foi comprada em segunda mão à cerca de duas décadas, por 25.000 escudos. Fica assim mais rico o nosso Espaço Memória com centenas de peças e artefactos, fruto da generosidade de muitos simpatizantes que querem ajudar a manter viva a nossa memória colectiva.
Estamos, neste momento, a sistematizar o inventário de todo o espólio cedido cujo resultado iremos aqui apresentar gradualmente. 



5 comentários:

  1. Onde se situa o local? Como saber se aceitam determinadas peças? Possuem email? Se me soubessem responder, agradecia.

    ResponderEliminar
  2. Caro António Daniel. Espaço Memória localiza-se na Devezinha, onde também funciona o atelier do Prof. JJ SILVA. À partida intessam-nos todo o tipo de espólios que já não são usadas e que revelam interesse museólógico e aqui a variedade e cronologia é muito diversificada o email é
    atriumemoria@gmail.com.
    Obrigado pelo seu comentário. Estamos sempre disponíveis para eventual informação complementar.

    ResponderEliminar
  3. Como O Jesus Martinho fala na primeira pessoa do plural, significa que também faz parte. Por isso, perguntava-lhe se duas máquinas de escrever, uma de meados dos anos cinquenta e outra mais recente, não vos interessaria. Cumprimentos e obrigado pela resposta.

    ResponderEliminar
  4. Caro António Daniel: não era para responder em meu nome pessoal... foi uma mera confusão de conta.
    Seja como for, não há mal algum nisso, visto eu ser o coordenador geral da Atriumemória na qual se inclui o Espaço Memória, uma das secções da mencionada associação.
    É claro que temos muito interesse em acolher mais esta gentil doação do amigo António Daniel. Já temos algumas máquinas de escrever. As suas serão uma mais valia para a nossa colecção... e quando digo nossa estou a referir-me à memária colectiva. A Atriumemória é tão sómente uma organização hospedeira de um espólio comunitário que a todos pertence e tudo faremos para a sua preservação, valorização e divulgação. A Atriumemoria agradece-lhe esta disponibilidade e vontade de doação dessas máquinas de escrever que já ninguém utiliza e que outrora foram "vedetas" da tecnologia mecânica da escrita.
    Mais uma vez agradecemos a sua gentileza.

    ResponderEliminar
  5. Oi Pessoal,

    Fiquei emocionada, pois já tinha procurado fotos dessas máquinas e essa é a primeira que vejo. Trabalhei numa parecida com esta no fim dos anos 80. Para mim foi como a primeira investida em um computador, pois a que eu trabalhava tinha uma programação para contabilizar e registrar em umas fichas coloridas, era muito legal fechar balancetes nelas.
    Obrigada!

    ResponderEliminar