CAPELA DA SENHORA DA LUZ ESTÁ AMEAÇADA







A belíssima Capela particular de Nossa Senhora da Luz, pertencente à Casa da Luz (também em muito mau estado), na freguesia de Fornelos encontra-se votada ao abandono e em lastimável estado de conservação.
Trata-se de um pequeno templo da primeira metade do século XVII, alegadamente construído em 1632, data que se encontra gravada no arco da porta, o templo é munido de alpendre sustentado por duas colunas graníticas. A cobertura, em telha de prado, encontra-se em mau estado de conservação e ameaça ruir, nomeadamente na área da galilé. O interior foi supostamente vandalizado e o belo retábulo em madeira profusamente pintado foi literalmente arrancado do altar.  Uma das mais antigas e simbólicas capelas do concelho de Fafe está agonizante. É urgente tomar medidas que viabilizem a conservação e restauro daquela pérola do nosso Património religioso, repleto de história e tradição. Nem todos que por ali passam ficam indiferentes ao estado vergonhoso que chegou uma capela que já foi capa de livro e aparece, com frequência, referenciada em diversas publicações, algumas de índole turística.
Os, que ainda legítimos, proprietários da Capela de Nossa Senhora da Luz não têm o direito de deixar perecer aquele Património que, por estas paragens, escasseia tornando-a uma raridade. As autoridades competentes podem e devem encetar medidas legais que visem a preservação do templo… antes que seja tarde demais. Fafe não pode “deitar fora” testemunhos vivos da sua História.        






Sem comentários:

Enviar um comentário