NECRÓPOLE FAMILIAR RUPESTRE DA ALTA IDADE MÉDIA VAI SER ESTUDADA


Necrópole Rupestre do Campo das Pias, Castanheira, Travassós

Hoje, 7 de Julho a ATRIUM procedeu à monitorização da Necrópole Familiar Rupestre, localizada no Campo das Pias, no lugar de Castanheira, freguesia de Travassós.
Esta Necrópole corresponde a dois leitos sepulcrais escavados no mesmo afloramento granítico. As sepulturas encontram-se lado a lado, orientadas no sentido Nascente/Poente e apresentam configuração distinta: uma é de forma rectangular, mais larga e mais comprida que a outra de forma trapezoidal alongada com os ângulos arredondados.
Estamos perante um conjunto sepulcral aparentemente familiar (casal) com duas sepulturas: uma para o homem e a outra para a mulher.
As caixas tumulares tinham cobertura individual, supostamente com grandes lajes graníticas, cujo paradeiro é desconhecido.
O conjunto localiza-se em um agradável carvalhal entre o lugar da Castanheira e o Monte de Santa Marinha e é conhecido no meio cientifico desde os anos 80 da século passado, altura em que o Município de Fafe patrocinou o primeiro Levantamento Arqueológico do concelho.
Este monumento está inventariado e consta na listagem da incidência arqueológica no PDM de Fafe, (em revisão) com uma "vasta" área de protecção justificada pelo facto de nas imediações existirem fortes indícios de um habitat, cuja tipologia e cronologia estão por determinar.
Mário Barroca, o maior estudioso das sepulturas escavadas na rocha (SER) de Entre Douro e Minho, admite a hipótese desta necrópole ter sido concebida entre os séculos VIII e IX.
A ATRIUM vai brevemente realizar uma intervenção no local, visando o estudo deste importante conjunto arqueológico, a sua valorização e divulgação, integrando-o no Roteiro Medieval do concelho. Vamos também propor aquele sítio à classificação de Imóvel de Interesse Municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário