PONTÃO DO SABUGAL


PONTÃO DO SABUGAL VISTO DE JUZANTE

Quando fizemos referência às pontes históricas de Fafe, referimos que não afastávamos a hipótese de virem a ser identificadas outras estruturas similares. Recentemente soubemos da existência de um pontão “inédito”, em termos de inventariação. Trata-se do Pontão do Sabugal que faz a travessia do Rio Ferro unindo o lugar do Sabugal da freguesia de Fafe e Ribeira do lado de Antime.
A existência desta ponte foi revelada no último Boletim Informativo da Junta de Freguesia de Fafe, num apontamento intitulado «Ponte Medieval pode Ruir (entre Fafe e Antime)».
A José Mário Silva, Presidente da junta da cidade, agradecemos esta “revelação”, contudo queremos deixar aqui alguns reparos: O Pontão do Sabugal não é de todo Medieval. Não consta sequer nas Memórias Paroquiais de 1758.
A estrutura foi por nós observada e revela características construtivas que claramente apontam para a Idade Moderna, finais do séc. XVIII/ séc. XIX.
O nosso Presidente de Junta, esqueceu-se de mencionar o acesso ao Pontão que corresponde a uma bela e bem conservada calçada, esta sim pode ser mais antiga e é também Património a Salvaguardar.
Atendendo ao facto da Junta de Freguesia de Fafe estar a “recuperar o caminho entre lugar do Sabugal/Fafe e o lugar da Ribeira/Antime”, esperamos que a referida calçada seja conservada e não aconteça o verificado há mais de duas décadas, quando José Mário Silva foi corresponsável pela destruição de um bom troço de via Medieval no lugar de Bouças junto à Ponte (esta sim Medieval) de Sangidos. Na altura foi deixado um pequeno testemunho da calçada medieva, sinal de que os responsáveis pela obra já tinham consciência da importância daquela calçada do séc. XIII.
Ficamos satisfeitos com a nova sensibilidade do Presidente de Junta de Fafe pelo Património Histórico e esperamos que, desta vez as obras preconizadas não belisquem a calçada e o pontão possa ser recuperado.
Entretanto José Mário Silva pode contar com o nosso suporte técnico e científico neste e noutros empreendimentos que impliquem Património Histórico.


Vamos estar atentos à intervenção pela Junta de Freguesia de Fafe.

Sem comentários:

Enviar um comentário