RECONHECIMENTO DE DUAS PONTES NA FREGUESIA DE QUEIMADELA




Por indicação de Carla Vaz, Delegada da ATRIUM para a freguesia de Queimadela, no final da tarde do passado dia 14 de Julho, uma equipa da ATRIUM fez o reconhecimento de duas pontes: o “Pontão da Pedra” em Ameixedo e a Ponte de Pondres junto ao lugar de Cabanas, ambos sobre o Rio Vizela.

O “Pontão da Pedra” faz a ligação do lugar de Ameixedo com outros lugares da outra margem, nomeadamente o lugar de Cheda.

Esta passagem tem associada uma velha calçada mal conservada onde surgem, bem vincados, os sinais da persistente passagem dos carros de tracção animal.



O Pontão tem cerca de 8 metros de comprimento, 2,5 m de largo e pouco mais de 1 metro de altura. É composto por grandes lajes graníticas dispostas ortogonalmente ao curso de água, assentes em um pilar central, formado também por grandes lajes graníticas toscamente afeiçoadas.

Verifica-se que este Pontão da Idade Moderna (século XVIII ou XIX) está mal conservado e carece de uma intervenção de reconstituição e consolidação.

Deveria também proceder-se à limpeza do rio desassoreando-o.



PONTE DE PONDRES




A Ponte de Pondres é uma estrutura supostamente refeita no século passado. Tem cerca de 3 metros de altura e um tabuleiro, actualmente com piso de terra batida, assente em dois pilares formados com blocos graníticos de boa cantaria.

No sentido Noroeste segue uma bela e bem conservada calçada chamada de “Vale da Cruz” que outrora garantia a ligação ao lugar do Assento onde se localiza a Igreja Paroquial de Queimadela.

Como é bem visível na fotografia esta Ponte encontra-se ameaçada pela forte vegetação que a envolve e uma grande quantidade de lixo acumulado a montante. A ATRIUM preconiza uma futura intervenção naquele local mágico visando a limpeza de todo aquele belo conjunto.



Alminhas de Pondres 1876

Sem comentários:

Enviar um comentário