ANTIGO POMBAL IDENTIFICADO EM FAREJA


Os pombais estão a desaparecer. Um pouco por todo o país, existem centenas de pombais, na sua esmagadora maioria em estado avançado de ruína.

De planta circular ou em ferradura, os pombais raramente têm uma planta quadrangular. Apresentam uma pequena porta de acesso aos humanos e ao nível da cobertura existem pequenos orifícios para a circulação dos pombos.

Até aos anos sessenta do século passado, os pombais produziam pombos para alimentação e o estrumo era aproveitado para fertilizar os campos.

O abandono gradual da pequena agricultura e caça desenfreada aos pombos, acabou por extinguir muitos milhares de pombos e consequentemente os pombais foram abandonados.

No concelho de Fafe os pombais não abundam, pelo contrário, até ao momento, temos conhecimento de apenas uma estrutura localizada nas imediações da Igreja Paroquial de Fareja.

Com a cobertura, em telha de prado, já destruída o pombal de Fareja apresenta uma planta quadrada, construído em pedra que depois foi rebocada e caiada de branco. A pequena entrada e os cinco orifícios para entrada e saída dos pombos, localizam-se no alçado para Poente.

Apesar de coberto com vegetação, este pombal apresenta um estado razoável de conservação pelo que não será complicada a sua reconstrução.





Atendendo ao facto dos pombais portugueses estarem a desaparecer, considerando que o pombal de Fareja é o único exemplar conhecido, até ao presente, em todo o concelho de Fafe, consideramos que esta estrutura tem interesse patrimonial, enquanto testemunho de uma prática já desaparecida.

Lançamos desde já o repto ao executivo da Junta de Freguesia de Fareja, visando a recuperação e conservação deste pombal. A Atrium disponibiliza-se para apoiar no que for possível no sentido de proteger este Património que não temos o direito de “deitar fora”.



Ver PATRIMÓNIO DE FAREJA num mapa maior





VISITE O SITIO http://www.palombar.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário