ARTISTAS FAFENSES J.J.SILVA



J.J.Silva


José Joaquim Silva nasceu no lugar de Sá (hoje Praceta de Sá), em Fafe  a 14 de dezembro de 1941.
Com percurso por vários continentes e uma atividade diversificada no âmbito religioso (Teologia, Filosofia, Psicologia), teatral e artístico. Fez vários cenários para inúmeras peças de teatro, das quais se salientam “O Fausto de Goethe”, “As Mãos de Abraão Zacut” e “S.O.S.” (estas duas sob a sua direção).
          



Finalizou o seu curso de Teologia (Filosofia) em Pamplona (Espanha).
A sua particular atenção pelo pensamento e expressão artística levou-o a frequentar cursos de história da Arte e Belas Artes, Arte aplicada à Psicologia, Curso intensivo de Arte Dramática. Membro de associações culturais e artísticas e a participar em colóquios e conferências sobre estas temáticas, em eventos de Pintura, Escultura, instalações arte cinética e transitória, de mostras de arte em bares, cafés, Igrejas, “Urban Splash” ou “Street Art” e “Art Fusion”. Empenhou-se ainda como pesquisador nos campos artístico-cultural, político-social, psicológico em diversos países como: Inglaterra, Alemanha, Espanha, Suécia e Angola. Foi professor de Filosofia, Religião e Moral, no então liceu Salvador Correia, em Luanda e de Português no colégio Camões, também em Luanda. Colaborou com o Jornal “O Apostolado”, órgão da Diocese de Luanda, como oficial de comunicação e intervenções na “Rádio Eclesia” em Luanda/Angola.



Atualmente reside em Fafe, desde há vários anos, onde tem o seu atelier e orienta diversas técnicas de expressão artística sobre vários suportes que não esquece o desenho onde a perspetiva e a profundidade estão sempre presentes sobre os vários e múltiplos suportes.

Participou em diversas manifestações artísticas no Brasil. Professor de artes plásticas no Centro Cultural – Barra Mansa – R.J. Brasil – P.A.C. /Foi proposto para dirigir o centro de Estudos Superiores - CES de Juiz de Fora – M. G. Brasil. Fomentou dois Cursos intensivos de Parapsicologia, com o famoso Parapsicólogo Pe. Óscar Quevedo.
Foi Superior Regional durante oito anos, SVD – Província Norte – Brasil, Coordenador Geral Diocesano durante oito anos, pela Diocese de Barra Mansa,  Barra do Piraí e Volta Redonda (cidade do aço), no Brasil. Fez Assessorias sobre a “Realidade brasileira”, político-social, com palestras em várias Universidades do Brasil e em Comunidades C.E.B.S. (Palestras e Conferências por todo o Brasil e Países da A.L.).

           


No Brasil realizou várias exposições coletivas do Centro Cultural e fez quatro individuais. Organizou uma exposição de escultura, com obras assinadas pelo artista plástico Ronaldo Auad, exposição esta dentro da Igreja de “Santo António” Saudade B.M. Brasil, sob a temática: “Saúde para todos”.
Prémio de melhor trabalho para o Congresso Eucarístico Internacional, em Fortaleza / Brasil, com o trabalho “Hóstia” = Vítima.

J.J. Silva participou em exposições coletivas em Fafe e Cabeceiras de Basto, na Torre da Cadeia Velha de Ponte de Lima, em finais de 2002. Participou e organizou todas as exposições coletivas dos alunos do Atelier Galerias Belart realizadas todos os anos desde 1997 até 2010, na Casa da Cultura de Fafe,  com os alunos do Atelier. Também expôs no Hotel Comfort Inn, em Fafe -  Exposição coletiva e jantar convívio com os alunos. Participou na exposição Aberta de Artes Plásticas na Galeria do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso-2006, e em todas as exposições coletivas dos artistas de Fafe, na Casa Municipal da Cultura.




As suas obras encontram-se espalhadas pelo Brasil, Angola, Espanha, Inglaterra, Alemanha, India, Áustria, Suécia e Portugal (Fafe, Braga, Porto, Coimbra e Lisboa).
Realizou a exposição “Tributo à Memória”, na Galeria da Casa da Cultura de Fafe em novembro de 2009 a 2010, com colaboradores “amigos da memória”/Exposições coletivas na A.R.A. – Associação Recreativa e artística do Bugio e na Associação Recreativa Cepanense A.R.C.
Recebeu o troféu “Artes e letras” 2008 – Jornal “Povo de Fafe”.
Várias peças cedidas para Instituições como Cruz Vermelha Portuguesa – Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, colaboração para com o conjunto “Face B”, para o Lar da Terceira Idade, para a Cercifafe, para A.R.C.- Associação Recreativa Cepanense, para A.R.A.- Associação Recreativa e Artística do Bugio.

Há quinze anos ao serviço das Artes em Fafe por onde passaram já mais de 1200 alunos pelo Atelier em Fafe, com ramificações em Guimarães, Cabeceiras de Basto, Famalicão, Arco do Baúlhe e Mondim de Basto.

É vice-Presidente da Associação Atriumemoria.

Curriculum Vitae atualizado em 15.Setembro.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário