CASA BRASILEIRA PODE ESTAR AMEAÇADA


Esta Casa "brasileira" localizada na Rua dos Aliados foi parcialmente restaurada há pouco tempo. Apenas o edifício principal foi alvo de recuperação. O imóvel, ligeiramente posterior, encostado à casa, foi deixado ao abandono e teme-se que possa ser demolido. 

Esta casa foi publicada por Miguel Monteiro no seu livro "Fafe dos Brasileiros", referindo que o Proprietário, «António José de Bastos Azevedo, casado com Antónia Maria de Faria Azevedo, foi para o Brasil com um tio da sua futura mulher, onde fez fortuna... Família de grandes recursos, monárquica por convicção... Por razões políticas, a família abandona o País em direcção a Espanha, onde possuía parentes, acompanhada por um grupo de correlegionários protegidos. Esta fuga deveu-se à oposição República, razão que leva ao assassínio de João Faria Azevedo, quando este, junto ao quartel da Guarda Republicana, deu vivas à Monarquia».



Nesta reprodução do "Almanaque Ilustrado de Fafe" de 1911 já aparece o edifício posterior. A casa principal está datada de 1895. O edifício sinalizado foi de facto construído alguns anos depois, o que não lhe retira valor patrimonial e Histórico com mais de um século. Destruir este imóvel é mutilar uma das mais interessantes casas "brasileiras" de Fafe! 
Enganam-se os que afirmam que a referida casa não tem qualquer valor patrimonial!



Aspecto da fachada em Setembro de 2008


Imóvel votado ao abandono, foto de Junho de 2011


O mesmo imóvel em Outubro de 2012






Sem comentários:

Enviar um comentário