ATRIUM RECEBEU CARTA DE CUBA


Excertos da carta

Matanzas, 12 de Outubro de 2009

Senhoras e Senhores: Jesus Martinho, Mónica Guimarães, Isabel Alves, Luís Matias, Manuel Meira Correia, Marisa Fernandes, Sandra Novais, Helena Carvalho, Daniel Bastos, Carina Faria, distinguidos membros da Associação do Património Histórico e Arqueológico de Fafe. Sou professor de História desde 1969, estive dois anos na Republica Popular de Angola (1981-1983).
Depois de voltar para Cuba comecei estudos da língua portuguesa como autodidacta… Li a notícia da criação da Associação ATRIUM, da sua primeira assembleia-geral, a constitutiva. Escrevo porque tenho algumas informações da região de Fafe, conheço os esforços do Governo socialista em cuidar; preservar o Património Histórico-Cultural e arqueológico do município e das freguesias da região…Pelas fotografias de jornais e revistas de Fafe é uma cidade bonita, limpa, tudo muito cuidado e bem assistido. Eu troco aquilo de: Fafe um Amor de Cidade” por: “Fafe uma Cidade para Amar”. Eu nunca estive lá e acreditem: amo Fafe! Depois de Cubano sou Fafense!
Se eu fosse o edil mandaria colocar com letras grandes um letreiro assim. Por um lado uma consigna: Fafe uma cidade para amar e pelo outro lado Fafe um amor de cidade. Nos autocarros igual. Sei porque razões os fafenses gostam da sua cidade. “ A chávena de ouro”, “a oitava maravilha do mundo” no norte de Portugal. Só falta que a sua equipa de futebol entre na segunda divisão! Como soube que a vossa Associação ATRIUM tem como tarefas principais participar activamente nas obras de preservação, estudos e divulgação do Património Histórico e Arqueológico da região, desde cá, sou membro “simbólico”, o associado mais longínquo que a ATRIUM possui! Quando leio alguma tarefa levada a efeito, uma nova acção de limpeza, de restauro etc… fico muito satisfeito, muito contente…
Caros amigos: gostaria de saber de outras actividades de vocês, não sei se é pedir muito umas cartinhas, que alguma que outra ocasião tiver noticias suas, saber como vai o trabalho, espero novos sucessos, novos integrantes, não sei se em Fafe existe algum tipo de associação de Amizade e Solidariedade com Cuba. Gostaria conhecer disso. Têm alguma bandeira, cachecol, distintivo ou escudo? Já foram publicados os estatutos, objectivos, órgãos de dircção da Associação? Saibam que cá tenho fraca informação. Espero que vocês me ajudem nesse sentido. Não é? Gostaria conhecer dos linhamentos e documentos da sua organização. Voces podem modificar os estatutos? Aprovar um em especial para associar um cubano amigo de Fafe da história e da geografia fafenses? Que tenho que fazer para ingressar em ATRIUM?
Poças! Como gostaria de trabalhar com vocês na luta pela manutenção do Património fafense… Quero constituir um comité de amizade e solidariedade Fafe-Matanzas, creio que em Lisboa existe um. Não sei se é de nível nacional ou de cidade. Ouvi falar deles na nossa TV. Cumprimentos para os fafenses. Espero um dia percorrer a região e trabalhar no nobre causa que vocês defendem. Muito obrigado pela sua atenção. Um tríplice abraço de irmão para toda a turma. Até já. Estamos juntos. Paz e saúde. Um servidor.
Assina: Marino Díaz Pérez

1 comentário:

  1. Amigo Martinho, há associações com muita sorte. A ATRIUM, não tenhas dúvidas, é uma delas. Esta carta é um mimo. É o início daquilo que poderá ser mais uma frente de trabalho que será profiquo.
    Parabéns

    ResponderEliminar