MAMOAS AMEAÇADAS NO SOL POENTE


A proximidade de dois túmulos pré-históricos a uma área de forte pressão urbanística, mais concretamente na Av. Sol Poente, é uma ameaça para estas “mamoas”; uma delas foi já soterrada com depósitos de entulhos, supostamente clandestinos. O outro monumento localiza-se a escassos metros de uma vivenda na confluência do citado arruamento.
Estes monumentos megalíticos foram identificados em 2003, aquando da actualização do levantamento arqueológico do concelho, promovido pelo Município de Fafe. Contactado pela nossa redacção, o arqueólogo Francisco Sande Lemos, responsável científico pela incidência arqueológica no PDM de Fafe, afirmou que foi entregue à autarquia toda a informação actualizada na monitorização de 2003 remetendo também uma cópia ao IPA (Instituto Português do Património Arqueológico.
Perante a Lei do Património Cultural, todo e qualquer imóvel inventariado, passa a ter um tratamento especial de protecção, beneficiando inclusivamente de uma zona “non aedificandi” com um perímetro mínimo de 50 metros.

A Associação do Património Histórico e Arqueológico de Fafe vai, brevemente apresentar um plano de salvamento para os monumentos em questão, visando a sua preservação e posterior valorização. A classificação daqueles túmulos pré-históricos como Imóveis de interesse Municipal, é segundo aquela Associação, um passo importante para a sua preservação.
A ATRIUM declara que aquele Património Arqueológico não pode ser perdido até porque constitui um oásis no âmbito do conhecimento da origem ancestral deste torrão que um dia adoptou o nome de Fafe. Os parcos testemunhos de uma vivência histórica com mais de cinco milénios deve ser um orgulho para todos os fafenses que têm por obrigação preservar esta memória colectiva, transmitindo às gerações seguintes um legado comum que deve ser dignificado.

1 comentário: